Objetos Amaldiçoados e Sukuna
Contém spoilers até o capítulo 237!!!
Um Post sobre:
O que são objetos amaldiçoados?
Como o Sukuna encarnou no Itadori e no Megumi?
O que o Kenjaku fez e quer com o Itadori e o Sukuna?
1. O que são objetos amaldiçoados (O.A.) ?
Objetos amaldiçoados são peças infundidas com energia amaldiçoada, mas que não são armas. Se forem objetos de alta periculosidade, são chamados de O.A. de nível especial. Além da energia amaldiçoada, eles também contém pedaços das almas dos seus donos.
Quem descobriu como transformar alguém em objetos amaldiçoados foi o Kenjaku, e ele fez isso no Sukuna (transformando ele em 20 dedos) e nos feiticeiros do passado que vieram a reencarnar durante a Migração à Extinção (Jogo do Abate).
Um detalhe interessante é que é dito que os feiticeiros podem ser transformados em O.A. depois da morte. No caso, a transformação seria após a morte apenas do corpo, porque a alma continuaria concentrada ali para reencarnar posteriormente.
A Yorozu, por exemplo, foi morta e conseguiu virar um O.A. depois da morte. O Kenjaku deve ter descoberto um jeito de concentrar a alma que restou no cadáver em um O.A., e isso também faz sentido pela conclusão dele de que o corpo é a alma e a alma é o corpo.
2. Sukuna e Itadori
Antes de prosseguir, é importante que o leitor saiba que a chance do Itadori conseguir encarnar o Sukuna não é de 1 em 1 milhão como dizem algumas traduções. No japonês, a expressão usada é "1 em 10.000", que significa "O pior caso possível".
Mas, voltando para o assunto...
No capítulo 3, é dito que vários feiticeiros lutaram com Sukuna, mas ele não foi derrotado. Ele foi transformado em 20 objetos amaldiçoados pelo Kenjaku, não sabemos se em vida ou após uma morte natural.
Ele deve ter conseguido ser dividido em 20 dedos por ter muita energia amaldiçoada no corpo. Depois dessas centenas de anos, o Kenjaku largou ou mandou alguém largar um dedo do Sukuna na escola do Itadori.
Ele então comeu o dedo para ter uma quantidade suficiente de energia amaldiçoada para lutar e conseguir salvar seus amigos e o Megumi, que estavam em perigo.
2.1 - Como o Itadori era antes do Sukuna?
Ele era uma pessoa "normal" com energia amaldiçoada (EA), ele não tinha uma restrição celestial que o deixasse com zero de EA como ocorreu com a Maki e o Toji. Ele era apenas uma pessoa que não sabia nada da energia amaldiçoada, ele não treinou desde criança como os outros feiticeiros.
Na verdade, normal ele não era, porque a força física dele sempre foi inacreditável. E essa força e resistência certamente são aspectos que o Kenjaku modificou no ventre para que o Itadori conseguisse ser um bom receptáculo para o Sukuna.
O Sukuna não transformou o Itadori em feiticeiro, ele sempre teve o cérebro apto à feitiçaria, só não sabia usar a EA. Pode ser que ele naturalmente fosse um feiticeiro, já que sua mãe era, ou que o Kenjaku tenha alterado também o cérebro dele para isso no ventre.
O Kenjaku mostrou que se alguém não tem o cérebro apto a ser feiticeiro, a pessoa fica em coma se ingerir um O.A. (caso da Tsumiki, irmã do Megumi). A única forma de despertar algum não feiticeiro seria com a transfiguração inerte.
O Itadori está ali como um exemplo de quem engoliu um objeto amaldiçoado, mas ele não precisou da transfiguração inerte pra despertar pois já nasceu com o cérebro apto a ser um feiticeiro. E ali há um pequeno erro de tradução: está escrito vassalo, mas na verdade é receptáculo. A resistência para ser um receptáculo.
Além disso, dá para perceber que não é realmente raro alguém conseguir ser um receptáculo. Centenas de pessoas comuns encarnaram feiticeiros antigos para a migração à extinção.
Uraume e Sukuna também parecem ter bastante conhecimento sobre isso, e a força da alma do receptáculo parece ser um fator decisivo de rejeição da encarnação.
2.2 - Como o Itadori conseguiu encarnar o Sukuna?
Além do Kenjaku ser a mãe dele e ter modificado o corpo dele para isso, o Sukuna tem outras propriedades únicas:
• Ele consegue escolher seu receptáculo
Essa frase dita pelo Kenjaku no capítulo 55 indica que o Sukuna consegue rejeitar ou aceitar alguém que engolir um dedo dele. Se ele rejeitar, a pessoa morre. Se aceitar, vira receptáculo.
O Sukuna tinha 20 dedos, se por acaso uma pessoa fraca qualquer ingerisse um dedo dele, ele não gostaria de encarnar naquele corpo fraco e mataria a pessoa.
O Kenjaku deve ter prometido um receptáculo bom para ele lá no passado, quando fizeram um contrato, e veio a ser o Itadori.
• O Sukuna consegue sentir a capacidade de alguém ser receptáculo dele e suprimir ele
Vou falar sobre isso quando falar do Megumi.
2.3 - Qual o plano do Kenjaku para o Itadori?
Há mais perguntas do que respostas sobre isso, mas já temos algumas pistas:
• O Kenjaku disse que a função do Itadori era continuar a existir com o Sukuna para que o ciclo das maldições continuasse.
• O corpo do Itadori é da era Heian
Depois de pegar o corpo do Megumi, o Sukuna se impressionou com a força do Itadori e disse que "o menino é daquele tempo, daquela era", ou seja, a era Heian. Ele inclusive diz que o Kenjaku tomou atitudes terríveis para fazer o Itadori assim.
Considerando também que o cabelo do Itadori é semelhante ao do Sukuna original, há teorias de que o Itadori seja um clone do Sukuna ou de algum familiar dele.
Então, o Kenjaku teria recriado ele com esse corpo forte (e mais coisas que não sabemos). Para quê? Até o final da história descobriremos.
3. Como o Sukuna encarnou no Megumi?
• O Contrato
No Capítulo 11, Sukuna arrancou o coração do Itadori e propôs a ele um contrato para revivê-lo. Em troca de reviver o Itadori, o Sukuna poderia falar "Liberar Contrato" e tomar controle do corpo dele uma vez durante 1 minuto a qualquer momento que quisesse, mas não poderia machucar ninguém nesse período. Além disso, o Itadori não se lembraria que fez esse contrato.
O Sukuna já havia percebido o potencial da técnica das 10 sombras do Megumi, e já tinha interesse em sair da prisão em que estava (o corpo do Itadori) e ir para o corpo do Megumi. Então, fez esse contrato pensando em se transformar em Objeto amaldiçoado novamente em um momento oportuno de fraqueza do Megumi e tomar o corpo dele.
• A Aposta
O Sukuna disse que era uma aposta tentar ir para o corpo do Megumi, e muitos leitores entenderam que seria pois as chances do Megumi aguentar ser receptáculo dele fossem baixas. Mas mesmo esse risco não impediria o Sukuna de tentar.
Porém, não foi isso o que aconteceu, a aposta não era sobre o Megumi ser 1 em 1 milhão (até porque o Sukuna pode escolher o receptáculo) : Na primeira página do capítulo seguinte, o Sukuna fala que já tinha sentido o potencial da técnica do Megumi e de ele ser um receptáculo tão bom que até conseguiria suprimir ele.
Isso confirma que o Sukuna consegue sentir o potencial de resistência das pessoas como receptáculos. Ele já sabia que o Megumi seria um receptáculo muito forte para ele desde que se interessou por ele.
Qual era a aposta então? A aposta era: O Itadori se incluiu na parte de "não machucar ninguém" do contrato? Como podemos ver, a resposta é não. "Ninguém" é apenas uma palavra, e a forma como ela é entendida em cada momento depende da pessoa.
O Itadori, desde o primeiro capítulo, mostra que se importa muito pouco consigo mesmo e pensa apenas em salvar os outros. Somando a isso a frase do Sukuna no momento, "não deseje mais do que merece", faz sentido que o Itadori não tenha se importado consigo mesmo no momento do contrato. Logo, o significado do "ninguém" para o Itadori no contrato foi "ninguém fora eu mesmo".
O Kenjaku ajudou o Sukuna a separar a alma nos dedos, durante a era Heian, e o Sukuna conseguiu replicar isso para usar no Megumi. A capacidade de aprendizagem do Sukuna é inacreditável, ele aprendeu coisas complexas como dividir a alma e curar uma técnica exausta apenas observando alguém fazer essas coisas uma vez.
Então, ele conseguiu replicar a transformação em objeto amaldiçoado e encarnou no Megumi.
4. Sobre a Encarnação de Objetos Amaldiçoados
Encarnar um objeto amaldiçoado é fundir ele com o seu receptáculo. Nesse processo, a maioria dos jogadores reencarnados acaba suprimindo e destruindo a mente (a alma) do receptáculo, alguns intencionalmente e outros subconscientemente.
Além disso, desmembrar um do outro após a encarnação completa é uma tarefa quase impossível. Tentar separar um do outro acabaria tendo uma chance de 99% de matar os dois durante o processo.
Quando o Sukuna toma o corpo do Megumi, o Anjo percebe que ele era o anjo caído e diz para a Hana que aquela era a única chance de elas conseguirem eliminar ele. Como a encarnação era muito recente, o Sukuna não havia ainda conseguido criar raizes no Megumi. Então, o Megumi ainda conseguia suprimir ele um pouco, bem como era possível que a Hana conseguisse separar os dois nessa oportunidade.
Um pouco fora de assunto, mas o motivo da Hana não ter usado novamente a Escada de Jacó durante a luta do Gojo vs Sukuna é porque acabaria matando o Megumi junto se desse certo. O Anjo deixou claro que aquela era a única chance delas, e, como ninguém quer matar o Megumi, usar esse feitiço no Sukuna novamente se tornou inviável.
A Escada de Jacó aparentemente conseguiria eliminar o Sukuna, mas a Hana foi enganada por ele e acabou parando o feitiço.
Depois de já ter conseguido suprimir boa parte da alma do Megumi com o "Banho", Sukuna vai a sua luta contra Yorozu, que encarnou no corpo da Tsumiki (irmã do Megumi). O resultado da luta foi a morte da Yorozu, o que conseguiu afundar ainda mais a alma de Megumi na escuridão (já que "ele" havia matado a própria irmã) e garantir pleno controle do Sukuna sobre o corpo.
Antes da luta começar, Yorozu diz que Sukuna já deveria conseguir fazer seu rosto voltar ao que era (ou seja, seu corpo voltar à forma original) porque ele já tinha uma certa dominância sobre o receptáculo (o Megumi). Ou seja, desde esse capítulo, o Sukuna já poderia encarnar seu corpo original de volta quando quisesse.
No Capítulo 237, após sua luta contra Satoru Gojo, Sukuna finalmente encarna sua forma original. Ele intencionalmente restringia essa transformação de ocorrer, creio eu que para não perder a técnica do Megumi, mas neste momento a completou para curar totalmente seu corpo.
Neste momento, a alma do Megumi deve ter sido ainda mais suprimida ou até mesmo destruída, então seu estado é desconhecido.
Gege também deu mais detalhes sobre a encarnação no comentário do autor deste capítulo. A Yorozu não pôde se curar assim como o Sukuna fez, porque ela já havia encarnado tudo do seu corpo antigo, menos o rosto.
Você chegou ao final deste Post!
Voltar para o Blog